segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Planejamento
* Na época do meu estágio curricular do curso de Magistério, sempre fazia meu planejamento com cuidado, buscando sempre levar atividades interessantes aos alunos. No entanto, confesso que a metodologia do planejamento realmente era algo “engessado”, um tanto automático. Geralmente os objetivos eram encarados como uma mera formalidade, o que a autora explicita muito bem RODRIGUES (2001), “[...] atendiam às regras estabelecidas, ficavam trocando idéias na escolha de verbos mais apropriados para formulação dos objetivos, gerais e específicos [...]”. Não havia uma reflexão no ato de planejar. Um bom planejamento pressupõe uma reflexão inicial, levando em conta o porquê e o para que determinado conteúdo será proposto aos alunos. Além disso, com o passar do tempo, na época em que comecei a trabalhar com alunos do Ensino Médio, o planejamento de minhas aulas sempre eram pensados e, na maioria das vezes, não registrados. De acordo com as palavras da autora, (RODRIGUES, 2001) “[...] muito da elaboração ficava a cargo de puro pensamento hipotético, pois era preciso imaginar tanto as situações como as respostas dos alunos, as condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento de certas atividades, a distribuição de tempo das atividades no semestre [...]”. Contudo, apesar da minha elaboração ficar no pensamento hipotético, muitas vezes não conseguia revisar determinados aspectos, pois os registros detalhados não existiam, apenas era registrado o conteúdo trabalhado. *
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